ainda existem preconceitos na sociedade com a deficiencia...

Para muitos dos que me conhecem, é um erro chamarem-me deficiente.
Mas a verdade, é que me chamam…
E eu agora já, aceito isso com toda a naturalidade!
De maneira a explicar, o porquê desse nome para comigo, e o porquê de já o aceitar, vou passar a apresentar algumas das razoes:
- segundo o código da estrada sou visto, como um deficiente;
- já encontrei vários papéis, em que chamaram a pessoas com o meu tipo de problemas e a mim de deficientes;
- em certos momentos há pessoas na sociedade que me tratam por deficiente. Para perceberem mais facilmente vou passar a explicar uma ocasião de que estou muito bem recordado e que foi uma de entre muitas que me aconteceram:
Há uns meses atrás, ia eu de comboio, quando a meio do trajecto, liga-me um colega a dizer que tinha um problema e queria que o fosse ajudar. Com a finalidade de o ajudar, resolvi sair no próximo apeadeiro. Nesse apeadeiro, encontrei um senhor de meia-idade, e perguntei-lhe quando seria o próximo comboio.
Com a finalidade de ele me ajudar, contei-lhe o que se tinha passado com o meu colega e o porque de eu estar assim. Passado mais uns minutos, chegou o comboio, entrei com o senhor e fiquei sentado ao lado dele a conversar. Chegou o revisor, para picar os bilhetes e o senhor, no primeiro instante, calmamente disse-lhe que eu era deficiente, que tinha um problema e que tinha que voltar para trás. A sorte do homem foi que eu já estou consciencializado, há muito, de que na sociedade, me podem tratar por deficiente, senão podia haver graves "pancadas".
-Tenho amigos, familiares, que não aceitam o facto de eu ser chamado deficiente;
Tenho amigos que tiveram um problema semelhante ao meu, que não aceitam o facto de serem chamados por deficientes e outros que aceitam perfeitamente. Eu também nos primeiros anos deste problema, não me considerava deficiente e detestava que me chamassem esse nome ou que me associassem a esse grupo. Mas esse é um forte erro que tive e que muitas das pessoas têm e que tem uma simples resolução. O senso comum, associa a palavra deficiente a um indivíduo inútil com problemas graves tanto a nível físico, como psicológico.
Estou a dizer isto porque ao fim de umas dezenas de conversas todas as pessoas deram isso a transparecer.
Uma defciencia é uma anomalia,é uma falta de algo…
Só para terem uma noção, a média aponta, para uma pessoa em cada dez pessoas é deficiente.
Temos que nos naturalizar com o termo deficiente e também desmistificar a noção errada que temos. Falo em desmistificar e naturalizar porque houve temas e certas palavras que há umas dezenas de anos atrás eram quase proibidas e hoje em dia já não o são.
Ex: Sexo, homossexualidade, Corrupção, …
E isto tudo, para dizer que a palavra, deficiência tem que assumir um papel de idêntico caminho.
De modo a consolidar, mais esta ideia deixo aqui uma frase de Fernando Pessoa que remete a este tema:
“O perfeito é desumano porque o humano é imperfeito”
E eu não tou aqui a escrever isto, só por mera escrita, mas sim porque pessoas como eu ou como os meus colegas, gostaríamos que a sociedade agisse de uma forma mais correcta connosco.
Um dos problemas actuais que existe é a nível, da colocação de pessoas com este nome num posto de trabalho, como os meus colegas já demonstraram e eu já visualizei.Podem-me chamar deficiente, mas isso não me afecta rigorosamente nada.
E até fico com um sorriso nos lábios!Eu sei perfeitamente, daquilo que sou capaz...
E o porque desse nome para comigo. Se eu tenho motivos para isso...
E agora já concorda comigo?
Proponho-vos: Antes de se deitarem, pensem nesta resposta e na mensagem que retiraram daqui...

"primeiro estranha-se, depois entranha-se"

Sem comentários:

Enviar um comentário